EM QUE CONSISTE?

O QUE É O DIA DE AULAS AO AR LIVRE?

Quando os professores lecionam aulas ao ar livre, relatam os seguintes impactos significativos: O comportamento das crianças melhora, toda a turma fica entusiasmada para aprender e as crianças que se sentem inibidas pelo programa educativo muitas vezes prosperam num ambiente ao ar livre. Quando os adultos recordam as memórias mais felizes da sua infância, é comum recordarem a alegria de brincar ao ar livre. Brincar é não só fundamental para a criança aproveitar a infância, como ensina também competências de vida essenciais, tais como resolução de problemas, trabalho em equipa e criatividade.

Em resposta à crise do coronavírus, o movimento terá um formato pouco diferente em 2020. Depois de consultarmos a nossa comunidade global, as nossas prioridades são a partilha ideias sobre como manter a ligação com a natureza, reunir a nossa comunidade para celebrar o ar livre e facilitar a comunicação entre a comunidade internacional de professores, pais e crianças.

Inscreva-se para fazer parte do movimento Dia de Aulas ao Ar Livre hoje!

OS BENEFÍCIOS INCLUEM:

  • 1. MELHORIA DAS
    CAPACIDADES SOCIAIS
  • 2. MELHORIA DA
    CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS
  • 3. DESENVOLVIMENTO DE
    FERRAMENTAS DE TRABALHO EM EQUIPA
  • 4. REALMENTE MUITO
    DIVERTIDO E VICIANTE!
FOI UM DIA FANTÁSTICO, AINDA BEM QUE PARTICIPÁMOS! OS MIÚDOS ADORARAM!

PREPARE-SE PARA UMA AGRADÁVEL SURPRESA!

As disciplinas lecionadas ao ar livre, quer sejam de matemática, ciências ou línguas, muitas vezes ficam connosco para a vida. Estar no exterior ajuda as crianças a concentrarem-se, fomenta a sua criatividade e imaginação e pode simplesmente ser mais divertido.

As crianças que no presente têm liberdade para brincar — fazendo amigos, aproveitando o momento, divertindo-se — estão mais bem preparadas para o que quer que o amanhã lhes reserve. Brincar ajuda as crianças a construírem amizades, a testarem os seus próprios limites e a resolverem os seus próprios problemas. É essencial para o desenvolvimento da criança e para o aproveitamento da sua infância.

 

OS FUNDADORES

QUEM ESTÁ POR DETRÁS DO DIA DE AULAS AO AR LIVRE?

Em 2012, um pequeno número de escolas em Londres celebrou a aprendizagem ao ar livre como parte da sua nova campanha fundada por Anna Portch, o “Dia de Esvaziar a Sala de Aula”. Em 2015, participavam já mais de 600 escolas de 15 países. Em 2016, a Semble (antigamente Project Dirt), uma das organizações fundadoras, estabeleceu uma parceria com a equipa da Unilever’s Dirt is Good para tornar este movimento mundial. Após consulta de dirigentes educativos, especialistas em diversão e ONG de todo o mundo, a campanha mundial tornou-se no Dia de Aulas ao Ar Livre. Mais tarde nesse mesmo ano, reuniu-se as campanhas sob um mesmo nome e daí nasceu um movimento verdadeiramente mundial: o Dia de Aulas ao Ar Livre.

Em Portugal, a campanha é liderada pela Associação  Movimento Bloom e apoiada por  Semble, pela Associação Nacional de Professores e pela Pumpkin (Digital Partner).

A história do Dia de Aulas ao Ar Livre

A ideia que deu origem ao movimento do Dia de Aulas ao ar Livre surgiu em 2011, quando um grupo de educadores ambientalistas, no evento de lançamento da obra de Tim Gill intitulada ‘Sowing the Seeds’ (em português, “Semeando as Sementes: Reconectando as crianças de Londres com a Natureza), iniciou a discussão sobre o papel das escolas no combate à redução do tempo passado ao ar livre.

A partir dessa discussão, nasceu a campanha ‘Dia de Esvaziar a Sala de Aula’.

Em 2012, acontece o primeiro Dia de Aulas ao Ar Livre, quando um pequeno número de escolas em Londres celebrou a aprendizagem ao ar livre. A partir deste momento, a campanha começou a ganhar mais atenção. Em 2015, participaram mais de 600 escolas em 15 países. Em 2016, a Semble (anteriormente ‘Project Dirt’) estabeleceu uma parceria com a Unilever (divisão do projecto “Dirt For Good”) com o objetivo de enaltecer este movimento à escala mundial. 

Após a consulta a dirigentes educativos, especialistas na matéria da aprendizagem e brincadeira ao ar livre e ONGs à volta do mundo, a campanha tornou-se o que é hoje: o movimento mundial do Dia de Aulas ao Ar Livre. Atualmente, o movimento conta com a participação de 13 países, contando adicionalmente com uma rede de escolas e professores em mais 10 países. O Dia de Aulas ao Ar Livre é apoiado por várias ONGs dedicadas à promoção da aprendizagem e do ludismo ao ar livre. Em Portugal, a campanha é liderada pelo Movimento Bloom, com o apoio da Associação Nacional dos Professores e da Pumpkin

Em resposta à crise do coronavírus, a habitual celebração será um pouco diferente em 2020. Para consultar as alterações na campanha consulte em breve a mais recente publicação no nosso blogue que se encontra na secção de Notícia, intitulada “O Movimento do Dia de Aulas ao Ar Livre e a Crise do Coronavírus”).

A fundadora da campanha e membro do conselho consultivo, Ana Portch, continua atualmente envolvida no projecto.

NÃO PODEMOS APENAS PENSAR SOBRE O TIPO DE MUNDO QUE DEIXAMOS ÀS NOSSAS CRIANÇAS. TEMOS QUE PENSAR SOBRE O TIPO DE CRIANÇAS A QUEM DEIXAMOS O NOSSO MUNDO.

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OS NOSSOS PARCEIROS

PARTILHAR

Ajude-nos a tornar o Dia de Aulas ao Ar Livre um sucesso! Partilhe esta página e faça com que os seus amigos e colegas se juntem a nós.

Uau! Nota máxima pela inscrição!

Obrigado por fazer parte do movimento, estamos ansiosos para saber o que vai fazer durante esse dia! Partilha com os seus colegas e amigos para nos ajudar a fazer com que todas as crianças possam sair mais vezes para aprender e brincar 🙂

Uau! Nota máxima pela inscrição!

Obrigado por fazer parte do movimento, estamos ansiosos para saber o que vai fazer durante esse dia! Partilha com os seus colegas e amigos para nos ajudar a fazer com que todas as crianças possam sair mais vezes para aprender e brincar 🙂

Obrigado por apoiar o Dia de Aulas ao ar Livre!

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!”

Obrigado por apoiar o Dia de Aulas ao ar Livre!

OBRIGADO POR APOIAR DIA DE AULAS AO AR LIVRE!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve. O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #DiadeAulasaoarLivre e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!