Planos das escolas portuguesas para o Dia de Aulas ao Ar Livre

10 May, 2018

O Dia de Aulas ao Ar Livre, que ocorre no próximo dia 17 de maio, consiste numa campanha global que visa celebrar e inspirar a aprendizagem e brincadeira ao ar livre, e que mobiliza escolas e professores de todo o país a abraçar actividades fora da sala de aula. Até agora contamos com mais de 40 mil crianças portuguesas inscritas e mais de 1 milhão a nível mundial!

Desde do início da campanha que temos recebido muitas ideias criativas sobre atividades que decorrerão nas escolas portuguesas, e achamos que devíamos partilhar estas ideias para toda a comunidade. Não sabe o que fazer no Dia de Aulas ao Ar Livre? Então, deixe-se inspirar por esta vasta gama de ideias de aulas e materiais que pode replicar na sua escola (ou dia-a-dia!).

Se gostaria de partilhar as suas ideias, pode comentar na nossa página de Facebook com o hashtag #DiadeAulasaoArLivre

 

1. Aula junto à ribeirinha

O Agrupamento de Escolas de Vilela pretende organizar uma aula de campo junto das ribeiras que existem nas proximidades da escola. Também vão dar uso à tecnologia ao usar App de identificação de espécies ribeirinhas. Preencher fichas de caraterização do ambiente ribeirinho. Limpar as margens e leito das ribeiras.

 

Porquê que adoramos esta ideia?

Para além de tornarem o dia de aulas ao ar livre para levar os miúdos a explorar terreno fora da escola, educam as crianças sobre o valor da tecnologia para conhecerem o mundo ao seu redor.

 

2. Escrever poesia e ler ao ar livre

O Agrupamento de escolas de São Bruno – Caxias dedicará o dia à importância de ler. Escrever poesia, ler ao ar livre e descrever a natureza que existe à volta da escola são as atividades planeadas.

 

Porquê que adoramos esta ideia?

A leitura e tempo de reflexão permite às crianças criar um imaginário e assim incentivar a criatividade e exploração do ambiente ao seu redor. Juntar ler com a natureza parece-nos uma ótima forma de aproveitar o dia!

3. Aprendizagem aos pulos

O Agrupamento de Escolas de Almancil – Escola Dr. António de Sousa Agostinho (Almancil) planeia fazer um jogo de revisões chamado “Pulo inteligente”. No qual os alunos colocam-se em grupos e em filas indianas com o propósito de chegar a uma meta. Um a um respondem a questões colocadas pelo professor. A cada resposta certa cada fila pula (todos juntos e coordenados e sem cair).

O 1.º a ultrapassar a meta, ganha.

Objetivos: Conteúdos da aula de português; cooperação de grupo; coordenação; respeito pelo outro; trabalho individual e de grupo.”

Porquê que adoramos esta ideia?

Conhecimento associado a brincadeira é uma ótima forma para as crianças associarem que existem várias formas de aprender, que não envolvam passar grande número de horas sentados a receber informação de forma passiva.

4. Pinturas, expressão motora e hora do conto

A Associação Bem Me Quer – Solidariedade em Delães pretende inspirar os nossos seus pequenos artistas ao realizar ateliers de pintura, uma aula de expressão motora, hora do conto e finalizar o dia com um piquenique. Parece-nos um ótimo plano não parece?

 

Porquê que adoramos esta ideia?

Um dia repleto de atividades permite dar uma visão bem grande do que é possível as crianças fazerem ao ar livre. Apelar às artes é uma ótima forma de manter o espírito criativo dos mais pequenos.

5. Observação de plantas

Escola Básica N.º 3 da Cova da Piedade planeia fazer uma visita ao Parque da Paz, juntamente com uma encarregada de educação e um guia do próprio do parque para observação e catalogação de plantas, no âmbito da disciplina de Estudo Meio.

Esta atividade envolverá duas turmas de 1.º ano.
Porquê que adoramos esta ideia?
Adoramos que os pais se envolva nas atividades do Dia de Aulas ao Ar Livre!

6. Jogos tradicionais

A Escola Básica de Moimenta da Beira dedicará o dia a sessões de exploração do meio envolvente da escola: a fauna e a flora- observação e registo; desenho, foto e filme.Também planeado para o dia está uma sessão de jogos tradicionais realizados em diferentes  estações: salto ao eixo, salto `à corda, jogo do mata, corrida de sacos, jogo das escondidas, caça ao tesouro.

Porquê que adoramos esta ideia?

Há atividades que não deverão perder-se de geração para geração. Os jogos tradicionais permitem aos mais pequenos ligarem-se aos seus avós e assim manter uma relação cheia de dinamismo e aprendizagem!

Uau! Nota máxima pela inscrição!

Obrigado por fazer parte do movimento, estamos ansiosos para saber o que vai fazer durante esse dia! Partilha com os seus colegas e amigos para nos ajudar a fazer com que todas as crianças possam sair mais vezes para aprender e brincar 🙂

Uau! Nota máxima pela inscrição!

Obrigado por fazer parte do movimento, estamos ansiosos para saber o que vai fazer durante esse dia! Partilha com os seus colegas e amigos para nos ajudar a fazer com que todas as crianças possam sair mais vezes para aprender e brincar 🙂

Obrigado por apoiar o Dia de Aulas ao ar Livre!

Obrigado por se juntar ao movimento, não podemos esperar para ver o que você comete no dia! Compartilhe isso com seus colegas e amigos para nos ajudar a tornar possível a cada criança sair ao ar livre para aprender e brincar todos os dias Confira as guias de recursos para idéias para o dia – e faça a aprendizagem e faça parte de todos os dias!”

Obrigado por apoiar o Dia de Aulas ao ar Livre!

OBRIGADO POR APOIAR DIA DE AULAS AO AR LIVRE!

Nós vamos enviar-lhe um boletim em breve. O tempo para jogar é fundamental para cada criança – compartilhe seus momentos conosco marcando #DiadeAulasaoarLivre e faça todos os dias um dia para aprender e jogar ao ar livre!